top of page
Buscar

O que não é aceitável no Home Staging Virtual

Atualizado: 2 de jun. de 2023

Atualmente o serviço de HOME STAGING VIRTUAL desempenha um papel importante no marketing do mercado imobiliário mundo afora tornando-se uma escolha popular devido ao seu baixo custo e rapidez de execução.

Já existem várias empresas que oferecem este serviço, mas, infelizmente, nem todas entendem o que é aceitável e o que é proibido neste tipo de negócio.



Home Staging Virtual consiste em adicionar móveis e itens decorativos às fotos reais de propriedades vazias ou mal mobiladas usando softwares modernos e técnicas gráficas, dando sugestões de decoração e aproveitamento do espaço sem ocultar a situação real do imóvel. No entanto, alguns profissionais deste ramo distorcem sua real função. Por isso é importante lembrar o que deve ser considerado para um home staging virtual a sério.


 Foto original da sala de um imóvel mobilado de um jeito não atraente, a ser vendido vazio. Seu mobiliário não pôde ser removido para a sessão fotográfica.
Foto original da cozinha de um imóvel mobilado de um jeito não atraente.

Foto decorada virtualmente, respeitando suas características originais.

Edição e alteração de fotos reais

O home staging virtual é aplicado apenas a fotos reais. Geralmente, são fotos de qualidade de imóveis vazios ou mal mobilados. A edição das fotos existentes só é aceitável se for para melhorar a qualidade de iluminação ambiente (em caso de foto mal fotometrada), para mudar a cor de parede (como sugestão de nova pintura), corrigir as deformações das linhas verticais (quando a foto está muito inclinada para baixo) ou para remoção de mobílias indesejadas que não puderam ser removidas para a sessão fotográfica.


Cobrir ou ocultar detalhes reais da casa

É natural que haja imóveis que não estejam em perfeito estado. Toda propriedade pode ter desvantagens em alguma proporção, mas a encenação virtual não deve ter como objetivo ocultá-las. Se houver rachaduras, danos ou uma visão ruim da janela, seria injusto disfarçar totalmente estes detalhes usando móveis virtuais ou cortinas grossas, ao menos que isto esteja evidente na foto real, também exposta ao cliente. O principal objetivo do home staging virtual é tornar a casa mais atraente, mas não enganar as pessoas.


Fazer modificações na propriedade

É natural que todas as casas possam ser reformadas e modificadas, mas os designers de home staging virtual não devem fazer isso sobre uma foto de uma divisão em bom estado. Isto só acontece quando sugerimos um pré-projeto para uma divisão ou imóvel a precisar de reforma ou um open space reformado e totalmente vazio, sem função, fazendo uso do serviço de HOME STAGING 3D. Tanto no tipo VIRTUAL quanto no 3D não se pode instalar uma nova janela onde não existe ou alterar uma passadeira em um jardim, por exemplo. Podemos sim incorporar belos acessórios e objetos sem fazer alterações na aparência da casa.


Adicionar fotos encenadas sem mencionar na descrição do imóvel

O principal ponto de vista negativo associado ao home staging virtual é pensarem que se está a "enganar” o cliente. Alguns consultores imobiliários acreditam que imóveis encenados virtualmente, por não mostrarem a realidade, servem como uma forma de atrair clientes desonestamente. No entanto, toda empresa séria de home staging virtual recomenda que seus clientes informem que a apresentação fotográfica do imóvel contêm fotos meramente ilustrativas e as publiquem em seguida às respectivas fotos originais para comparação. Assim as pessoas não ficam desapontadas ao se depararem com a realidade. A maioria dos interessados em um imóvel com home staging virtual fazem uma visita com as imagens encenadas em mãos e ficam satisfeitos ao poderem adiantar a visão de um espaço a viver, sem muito esforço de criatividade. Enfim, não tem nada a ver com enganação, mas com a demonstração do real potencial de um imóvel.


A DG DESIGN DE INTERIORES é pioneira no serviço de HOME STAGING VIRTUAL em PORTUGAL e respeita todos os critérios fundamentais para um trabalho sério e de alta qualidade.

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page