top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniela Gasparoni

Como tirar foto imobiliária para Home Staging Virtual

Atualizado: 8 de out. de 2021


De acordo com a experiência americana em home staging virtual, os imóveis que se apresentam na internet com este recurso podem aumentar o seu preço de venda de 1% a 5%. Então, por que não considerar experimentá-lo?

Mas a dúvida que persiste, em se tratando de um serviço totalmente novo em Portugal e no Brasil, são: que tipo de fotos podem ser encenadas virtualmente? Um fotógrafo profissional imobiliário saberá como tirar óptimas fotos com uma boa luz, ângulos que privilegiam o espaço e resoluções apropriadas, assim como há agentes imobiliários também capacitados para tal. Entretanto, uma boa fotografia de interiores que proporcione um óptimo resultado com home staging virtual possui seus truques. Recomendamos que leia atentamente este post e aproveite nossas dicas.


Condições de iluminação

Alguns fotógrafos recomendam acender todas as luzes dentro de casa ao tirar fotografias. Outros sugerem apagá-las para obter ao máximo a luz natural. Teste com sua própria câmera, tire fotos com as luzes acesas e apagadas. O mesmo se aplica ao uso do flash. Teste sua câmera para saber o que funciona melhor para você. Tudo vai depender do equipamento que esteja a usar.

Abra as cortinas, se houver, e feche as persianas com um ângulo de 45 graus apontando para baixo. Se houver muitas janelas em mais de uma parede, opte por tirar fotos contra à maior janela para obter a máxima luz do dia no ambiente. Havendo janelas em uma parede só tire um conjunto de fotos voltadas para as janelas. Desta vez, no entanto, concentre-se em superfícies mais escuras para que a luz da janela não exponha sua foto. Se for um fotógrafo com mais conhecimento técnico saberá que pode tirar uma foto com baixa exposição e outra com alta exposição e tratar de combiná-las posteriormente no Lightroom e Photoshop para um resultado primoroso de ambientação. Desta forma aparecerá tanto o interior bem iluminado quanto a vista nítida de fora da janela.

A melhor hora do dia para se obter uma boa luz é de manhã ou à tarde quando o sol não está muito alto. Entretanto, também não queremos que o sol invada demais o espaço através das janelas de modo a clarear demais o ambiente dominando a sala. Verifique se isto acontece, senão é melhor escolher outra hora para fotografar.


Ângulos

Uma foto tirada de um canto da sala - 1/3 de uma parede - funcionará bem. Fique de costas contra uma parede ou uma porta. Tente obter o máximo de espaço vazio possível e uma ou duas paredes sem portas ou aberturas. Feche as portas ou deixe-as abertas ao máximo, para que não bloqueie a visão de nada no espaço.

Se estiver usando um tripé, verifique se não está capturando mais teto que piso. O ideal é vermos pelo menos duas vezes mais piso que teto. Para tal, a altura da câmera em relação ao chão deverá ficar entre 1,20 e 1,40m (quanto menor o ambiente, mais baixa deverá ficar) e ligeiramente inclinada para baixo. Já em superfícies muito amplas e profundas melhor aumentar a altura da câmera para 1,50m ou 1,60m do chão para não perder visão da profundidade do espaço ao incluir as mobílias.

Tire muitas fotos de costas para cada uma das quatro paredes da divisão. É mais fácil tirar muitas fotos e apagar as que você não precisa do que ter que retornar ao sítio para refazê-las. Envie todas as melhores opções de foto para análise da DG Design de Interiores. Nós seleccionamos as mais adequadas para a aplicação de mobílias digitais, aproveitando assim ao máximo o potencial do seu imóvel.

Use uma lente grande angular entre 10mm e 15mm para capturar a área máxima da sala, mas não use nunca uma lente olho de peixe. Precisamos que as paredes estejam nítidas e verticais.


Composição e formato da foto

Espaços vazios com quatro paredes funcionam melhor para usar o recurso de Home Staging Virtual. O objectivo é trazer estilo e aconchego a uma casa vazia para que os possíveis compradores possam sentir-se a morar nela, ao invés de vê-la como um simples propriedade sem vida. É por isso que geralmente encenamos a sala de estar, a sala de jantar e o quarto principal, pelo menos. Se houver uma lareira nessas divisões, tente tirar a foto deixando-a mais para o fundo da foto permitindo assim uma melhor composição dos móveis. Evite ter qualquer interferência como esta na parte frontal da foto.

Tire todas as fotos no modo paisagem horizontal e na proporção 3:2. As fotos em modo retrato vertical não funcionam bem para este fim. Uma imagem de 1200x800 pixels e resolução de 240 dpi também já é o suficiente.

Todas as peças de mobiliário são postas digitalmente em cima da foto. Então considere isto ao escolher um ângulo da foto de modo que nada fique muito escondido por detrás de colunas ou qualquer coisa que obstrua a visão geral do espaço.

240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page